SANTOS, Ariene Bazilio dos. Prática pedagógica com a utilização de tema gerador sociocientífico, “Sementes Florestais”, como instrumento na sustentabilidade da conservação natural. 2019, 135p. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável). Instituto de Florestas, Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
O processo de desenvolvimento da sociedade trouxe mudanças socioculturais, afetando a percepção do ambiente pelos seres humanos, que passaram a vê-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, extrapolando os limites do uso dos recursos naturais. Frente a este cenário, esta pesquisa buscou transformar essa percepção através de uma proposta didática com temas geradores sociocientíficos como instrumento da educação ambiental. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas nos Municípios de Piraí e Barra de Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, com quatro turmas do 7° ano, anos finais do ensino fundamental, totalizando um número de 67 alunos. Foram instrumentos de coleta de dados: questionários, análise e levantamento de material bibliográfico e aplicação de atividades dissertativas e práticas. A pesquisa teve caráter qualitativo-quantitativo, onde no enfoque qualitativo foi realizada a análise subjetiva os dados, análise do discurso, e na parte quantitativa realizou-se a análise da frequência de ocorrência dos elementos significativos, análise de conteúdo. A aplicação da abordagem temática geradora sociocientífica de “Sementes Florestais” teve como base a metodologia, de caráter Freiriano, dos três momentos pedagógicos: Problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Ligada à essa metodologia, foi aplicada a proposta metodológica que considera o enfoque dos temas geradores em situações de estudo (SE), com base na articulação dos conteúdos curriculares entre si e os saberes adquiridos da vivência dos alunos. As atividades de campo tiveram a duração de um bimestre do ano letivo de 2018. Esperamos com a análise posterior dos resultados, que eles venham indicar que a abordagem pedagógica por meio de temas geradores sociocientíficos, seja uma estratégia produtiva na educação ambiental visando à conservação dos recursos florestais para a sustentabilidade.